JUSTIFICATIVA:

As hepatites se caracterizam por uma inflamação no fígado e podem ser causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo. Porém, elas são doenças silenciosas e 90% dos casos não dão sintomas, apenas 10% dão sinais, como urina escura e pele amarelada, por exemplo, e em algumas situações, inclusive, sinais semelhantes aos de uma gripe.

A hepatite viral - um grupo de doenças infecciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E - afeta milhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que provoca hepatopatias agudas e crônicas e causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas a cada ano. Apesar disso, a hepatite segue sendo uma doença em grande medida esquecida ou desconhecida.

A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. A cada ano, as hepatites virais provocam 1,4 milhões de disfunções; atualmente, 500 milhões de pessoas padecem desta doença.

De acordo com o Portal da Saúde, estima-se que no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas já podem ter sido expostas a essa doença. No ano de 2015, o Instituto Datafolha divulgou que mais de 2 milhões de pessoas convivem com a Hepatite no país, mas apenas 5% ficam curadas. O mais impressionante dessa pesquisa é que 75% não sabem que estão com tal enfermidade até o surgimento de sintomas mais graves, por exemplo, necessidade de transplante de fígado.

Demonstrada a relevância de tal Projeto de Lei, aguardamos pelo atendimento a tal proposta de cunho social, solicitando o apoio dos Nobres Pares.